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Fábrica sob medida

Delivery Crash System permite acompanhamento de todo o processo produtivo na Supergauss, reduzindo de 20% para apenas 3% o atraso nas entregas

A Supergauss, maior fabricante de ímãs de ferrite da América Latina, se rendeu aos avanços da tecnologia e investiu cerca de US$ 100 mil na supervisão informatizada da prensagem dos ímãs, o processo produtivo mais crítico da empresa. "As prensas possuem grandes bobinas geradoras de fortes campos magnéticos para a orientação das partículas do material, o que dificulta a instalação de dispositivos eletrônicos ou microprocessados nas imediações", explica Elder Trevisan, gerente-administrativo da Supergauss.

Delivery Crash System

O sistema de qualidade da Supergauss, certificado ISO 9002, exige garantia de prazos na entrega dos produtos. Para atingir tal meta, a empresa investiu US$ 60 mil e adotou outra solução personalizada projetada pela Pragmática, interligando todo o processo produtivo ao processo comercial. Em funcionamento desde o ano passado, o Delivery Crash System, como é chamado, envia informações sobre a produção em cada fase do processo ao departamento comercial, acionando alarmes críticos no caso de percepção de que uma data futura de entrega poderá não ser cumprida.

O acompanhamento "real time" permite a tomada imediata de ações gerenciais para a correção de eventuais problemas. "Temos a preocupação de prestar um serviço eficiente e sempre passar informações consistentes. As exigências da ISO 9002 reforçaram tais cuidados. Caso constatarmos que poderá ocorrer algum atraso, temos de ser rápidos na tomada de medidas para evitar problemas nas entregas aos clientes", afirma Trevisan. De acordo com os índices de controle de qualidade, no passado, a empresa tinha que lidar com atrasos em 20% das entregas. Hoje, o número caiu para menos de 3%.

A solução efetua uma análise envolvendo dados da programação de produção e dos estoques intermediários, comparando-os com a carteira de pedidos e gerando relatórios de alerta sobre as entregas que poderão sofrer atrasos. Permite ainda a visualização, na tela do computador, da posição dos 400 diferentes tipos de ímãs nos diversos processos de fabricação. Oferece respostas imediatas às consultas do departamento de vendas durante o atendimento aos clientes. "Temos a preocupação de passar uma resposta imediata e confiável aos nossos clientes", resume Trevisan.

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